A temporada europeia está chegando ao fim. Chegou a hora de definições. E entre duelos diretos contra o rebaixamento e por vagas europeias, temos também os jogos dos títulos. O Barcelona precisa apenas de um empate contra o Deportivo La Coruña para se sagrar campeão espanhol e completar a Dobradinha. Na Escócia, o Celtic tem uma rara chance de selar o sétimo título escocês consecutivo no clássico contra o Rangers. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

Falando em clássico, é impossível ignorar o encontro entre Manchester United e Arsenal, no próximo domingo. É o capítulo final da grande rivalidade entre Arsène Wenger e José Mourinho, palco de grandes partidas e declarações ácidas na imprensa. 

O jogão

Manchester United x Arsenal
Domingo, 12h30 (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: United (1.44), Arsenal (7.84), empate (4.76)

O último capítulo de uma das maiores rivalidades entre treinadores da Inglaterra. Provavelmente, o último confronto entre Arsène Wenger e José Mourinho – já que não temos certeza dos planos de Wenger para o futuro. Certamente será a última vez do francês no comando do Arsenal enfrentando o seu nêmesis, depois de tantas derrotas e trocas de farpas públicas. A quatro rodadas do fim da Premier League, tudo já está mais ou menos definido. Mas o Manchester United ainda precisa ratificar o segundo lugar. E o Arsenal, manter-se em sexto para pelo menos jogar a Liga Europa na próxima temporada. O Burnley, logo atrás, tem quatro pontos a menos e um jogo a mais. 

Fique de olho

Internazionale x Juventus
Sábado, 15h45 (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: Inter (3.28), Juventus (2.33), empate (3.24)

Gianluigi Buffon, da Juventus (Photo by Alessandro Sabattini/Getty Images)

A Juventus perdeu o respiro que tinha na ponta da tabela do Campeonato Italiano ao ser derrotada pelo Napoli, no último final de semana, com um gol de Koulibaly, já no final da partida. A Velha Senhora, agora, tem apenas um ponto de vantagem, a quatro rodadas do final. E o próximo duelo é bem complicado. A Internazionale, quinta colocada, sofreu apenas duas derrotas nas últimas 16 partidas pela Serie A. E, em casa, apenas uma, para a Udinese, em dezembro. 

Fiorentina x Napoli
Domingo, 13h (Fox Sports)
Cotações da Odd Shark: Fiorentina (6.63), Napoli (1.50), empate (4.43)

Enquanto isso, o Napoli está animado. A vitória improvável contra a Juventus reacendeu a chama da esperança e tem tudo para devolver o fôlego aos napolitanos. Antes de derrotar a Velha Senhora, a equipe enfileirou três empates e uma derrota em sete rodadas, o que só não foi fatal por causa da vitória no confronto direto. Maurizio Sarri, que tantas vezes reclamou que tinha que jogar depois da Juventus nesta temporada, entrará em campo contra a Fiorentina sabendo o resultado da adversária. E se pode ou não assumir a liderança. 

Swansea x Chelsea
Sábado, 13h30 (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: Swansea (7.11), Chelsea (1.51), empate (4.43)

O Chelsea agarra-se às parcas esperanças de disputar a Champions League na próxima temporada. Está a cinco pontos do Tottenham – e teoricamente do Liverpool, que tem um jogo a mais – e mais 12 estarão em disputa para ele na Premier League. Um final de campeonato forte também pode ajudar a chegar na ponta dos cascos para a decisão da Copa da Inglaterra contra o Manchester United. O Swansea joga a sobrevivência. Está imediatamente acima da zona de rebaixamento, com quatro pontos de vantagem para o Southampton. Não pode bobear. 

O título?

Deportivo La Coruña x Barcelona
Domingo, 15h45 (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: La Coruña (10.79), Barça (1.27), empate (6.19)

Messi, do Barcelona (Photo by David Ramos/Getty Images)

Match point para o Barcelona. Os catalães têm 83 pontos. O Atlético de Madrid pode chegar no máximo a 84, e o Real Madrid, a 83. Como o time de Ernesto Valverde leva vantagem no confronto direto contra os homens de Simeone, um empate basta para gritar campeão. Mas não será tão fácil. O Deportivo La Coruña está desesperado. Está a nove pontos da salvação e uma derrota significa o rebaixamento quase certo – mesmo se o Levante perder do Leganés, os galegos precisariam tirar 16 gols de saldo. O time de Seedorf melhorou seu rendimento. Ganhou de Málaga e Athletic Bilbao, antes de empatar por 0 a 0 contra Sevilla e Leganés. 

Celtic x Rangers
Domingo, 8h (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: Celtic (1.54), Rangers (5.96), empate (4.23)

O Celtic poderia ter conquistado seu sétimo título escocês seguido, mas perdeu do Hibernian, no último sábado, na primeira rodada da segunda fase do Campeonato Escocês (quando a tabela de 12 clubes se divide em duas). Mas tudo bem porque uma oportunidade fantástica se apresentou. Neste domingo, os comandados de Brendan Rodgers podem selar o título justamente no clássico contra o Rangers. Precisam apenas de um empate. O Celtic não perde o Old Firm desde 2012, com três empates e dez vitórias. 

Vale uma zapeada

Wolfsburg x Hamburgo
Sábado, 10h30 (sem transmissão)
Cotações da Odd Shark: Wolfsburg (2.23), Hamburgo (3.43), empate (3.34)

O relógio vai parar? O Hamburgo está se esforçando. É o vice-lanterna, com 25 pontos, a cinco tanto da posição do mata-mata do rebaixamento, quanto da salvação. Esboça a recuperação, com duas vitórias nas últimas três rodadas. E não pode deixar de vencer o Wolfsburg. É um confronto direto, uma vez que os Lobos têm 30 pontos e estão em 14º lugar. A fase do Wolfsburg é ruim: apenas duas vitórias nos últimos 17 jogos pela Bundesliga. 

Lyon x Nantes
Sábado, 12h (ESPN e SporTV 2)
Cotações da Odd Shark: Lyon (1.29), Nantes (10.16), empate (5.81)

Memphis Depay se destacou pelo Lyon (Foto: Lyon)

A briga pela terceira vaga francesa na Champions League está muito quente. Depois de seis jogos sem vencer, o Lyon emendou seis vitórias seguidas pela Ligue 1, incluindo o confronto direto contra o Olympique Marseille, e está em terceiro lugar, com os mesmos 69 pontos dos rivais. Encara o Nantes, que é nono colocado e não vence há cinco rodadas. 

Marítimo x Porto
Domingo, 14h (Bandsports)
Cotações da Odd Shark: Marítimo (13.68), Porto (1.24), empate (5.81)

A briga pelo título português pegou fogo, depois da vitória do Porto sobre o Benfica, no clássico de duas semanas atrás. Ambas as equipes venceram seus jogos no último fim de semana e seguem separadas por apenas dois pontos. O Porto recebe o Marítimo, que é sexto colocado, mas não vence há três rodadas. O Benfica tem vida um pouco mais fácil contra o Tondela, 10º colocado.

No Brasil

Fluminense x São Paulo
Domingo, 16h (Globo e Premiere)
Cotações da Odd Shark: Flu (2.39), São Paulo (3.03), empate (3.22)

O Fluminense entrou no Campeonato Brasileiro cheio de desconfianças, mas fez duas boas primeiras rodadas. Perdeu do Corinthians, atual campeão, mas com chances de vencer, e derrotou o Cruzeiro, por 1 a 0. Um teste interessante para o São Paulo de Diego Aguirre, que parece estar no caminho certo. Mas, depois de ganhar do Paraná, apenas empatou sem gols com o Ceará.