No intervalo dos jogos deste sábado pela 34ª rodada do Campeonato Italiano, a Roma vencia o Palermo com facilidade e, com o empate da Fiorentina, estava prestes a abrir três pontos e ficar próxima da quarta vaga italiana na Liga dos Campeões. Pois o cenário mudou radicalmente no segundo tempo e, com o fim dos jogos, são os ‘viola’ que estão em vantagem na classificação, assegurando mais emoção nas rodadas finais da competição.

Mesmo jogando em Palermo, a Roma parecia ter construído o resultado em um período de apenas sete minutos. Entre os 23 e 30 do primeiro tempo, os brasileiros Taddei e Mancini (2) deixaram o placar em 3 a 0 em favor do time ‘giallorosso’. Destaque para o segundo gol de Mancini, que driblou o goleiro palermitano e, desequilibrado, finalizou de letra. No mesmo momento, a Fiorentina tinha dificuldades e não saía do 1 a 1 com o já rebaixado Treviso.

Pois tudo mudou no segundo tempo. Antes dos 10 minutos do segundo tempo, o Palermo fez dois gols e reabriu a partida na Sicília. Os romanistas começaram a mostrar um grande nervosismo e aceitaram a pressão final do time ‘rosanero’. Aos 34 minutos, Barone aproveitou uma confusão na área da Roma e, de puxeta, empatou o jogo. Nos minutos finais, o time da casa ainda tentou uma surpreendente virada, mas já estava contente com o 3 a 3.

Enquanto isso, em Treviso, Brocchi e Montolivo fizeram para a Fiorentina, que assegurou a vitória. Além dos três pontos, os ‘viola’ puderam comemorar o fato de, com um gol no primeiro tempo, Toni se tornou o jogador em atividade com mais gols pela Serie A

Com esses resultados, os romanos foram para 64 pontos, um a menos que os florentinos. As duas equipes disputam o quarto lugar no campeonato, que vale a última vaga italiana na Liga dos Campeões.

Outro jogo importante na rodada deste sábado foi o empate da Juventus com o Cagliari na Sardenha. O Cagliari saiu na frente com um gol do hondurenho Suazo aos 44 minutos do primeiro tempo. Os ‘bianconeri’ tentaram o empate durante todo o segundo tempo – o goleiro sardo Chimenti até defendeu um pênalti de Del Piero –, mas a igualdade só chegou aos 50 minutos, com um gol polêmico de Cannavaro. Os jogadores do Cagliari reclamaram muito de uma suposta falta do zagueiro no lance.

Como o Milan havia vencido a Internazionale nesta sexta, a diferença entre os times caiu a cinco pontos (81×76). Faltando quatro rodadas para o final do campeonato, volta-se a pensar na possibilidade de o título ser decidido apenas nas últimas rodadas.

Veja os resultados da 34ª rodada da Serie A

Sexta, 14/abril
Milan 1×0 Internazionale

Sábado, 15/abril
Cagliari 1×1 Juventus
Chievo 2×0 Messina
Empoli 2×1 Siena
Lazio 3×1 Livorno
Lecce 1×2 Udinese
Palermo 3×3 Roma
Reggina 2×0 Ascoli
Sampdoria 1×2 Parma
Treviso 1×3 Fiorentina