Desde a confirmada ausência na Copa do Mundo, a Holanda iniciou o seu processo de renovação. Dirigida por Ronald Koeman, a equipe nacional começou a incluir novos nomes em suas últimas listas, com destaque a Justin Kluivert. Já nesta sexta-feira, na convocação para a próxima Data Fifa, mais uma bem-vinda novidade: Frenkie de Jong integrará o time. Os holandeses fazem dois jogos: um amistoso contra o Peru em Amsterdã, no próximo dia 6 de setembro, antes de visitar Saint-Denis e encarar a França, em sua estreia pela Liga das Nações.

Visto como um dos principais talentos do Ajax, De Jong iniciou sua carreira no Willem II, antes de chegar aos Godenzonen. Passou pelo segundo quadro do clube da capital e, na temporada passada, ganhou espaço entre os titulares. O desempenho do volante / zagueiro agradou bastante, acumulando oito assistências em 22 partida. A qualidade técnica e a combatividade colocaram o jovem de 21 anos na mira do Barcelona. Os alvirrubros, no entanto, asseguraram sua permanência rumo à Liga dos Campeões. Agora, poderá subir um degrau na seleção principal, após defender diferentes categorias na base da Oranje.

O elenco convocado por Koeman contempla outros jovens que já estrearam pela Holanda, como Kenny Tete, Matthijs de Ligt, Donny van de Beek e Justin Kluivert. Além disso, conta com os jogadores que se tornam referência neste momento de transição, a exemplo de Virgil van Dijk, Quincy Promes, Kevin Strootman, Stefan de Vrij e Georginio Wijnaldum. Longe do talento de outras épocas, a missão do treinador é retomar a competitividade.

Aliás, o amistoso contra o Peru também marcará o fim de uma era. Será o jogo de despedida de Wesley Sneijder. O veterano já tinha anunciado a sua aposentadoria da equipe nacional, mas ganhou a oportunidade de ser festejado pelos torcedores na Johan Cruyff Arena. Presente em três Copas do Mundo e em três Eurocopas, o armador acumula 133 partidas pela equipe nacional, superando o recorde de Edwin van der Sar. Além disso, são 31 gols, que o colocam entre os 10 maiores artilheiros da Oranje.

Abaixo, a convocação:

Goleiros: Jasper Cillessen (Barcelona), Jeroen Zoet (PSV Eindhoven), Sergio Padt (Groningen)

Defensores: Patrick van Aanholt (Crystal Palace), Nathan Ake (Bournemouth), Daley Blind (Ajax), Matthijs de Ligt (Ajax), Virgil van Dijk (Liverpool), Daryl Janmaat (Watford), Kenny Tete (Lyon), Stefan de Vrij (Internazionale)

Meio-campistas: Wesley Sneijder (Al-Gharafa), Donny van de Beek (Ajax), Davy Proepper (Brighton), Frenkie de Jong (Ajax), Marten de Roon (Atalanta), Kevin Strootman (Olympique de Marseille), Tonny Vilhena (Feyenoord), Ruud Vormer (Club Brugge), Georginio Wijnaldum (Liverpool)

Atacantes: Ryan Babel (Besiktas), Memphis Depay (Lyon), Luuk de Jong (PSV Eindhoven), Justin Kluivert (Roma), Quincy Promes (Sevilla)