Jogar bem em grandes competições de seleções ainda pesa. E pesa muito. O islandês Johann Berg Gudmundsson deixou o Charlton Athletic para assinar pelo Burnley, que jogará a Premier League na temporada 2016/17. Aos 25 anos, o camisa 7 da Islândia atuou pela ponta direita, sendo uma das válvulas de escapa da seleção que surpreendeu na Eurocopa da França.

LEIA TAMBÉM: Entidades místicas do futebol europeu: o inglês supervalorizado

Aos 25 anos, o jogador estava no elenco do time que não foi bem na segunda divisão inglesa. O Charlton acabou rebaixado à League One (foi o 22º colocado entre os 24 times da segundona inglesa). O islandês fez 11 assistências na temporada, o melhor no quesito junto com Alan Judge, do Brentford, e foi um dos destaques do time, apesar dos maus resultados.

Gudmundsson, natural da capital islandesa, Reykjavik, começou a carreira no Breidablik, da Islândia, em 2008. Entre 2009 e 2014, defendeu o AZ, na Holanda, Jogava pelo Charlton desde 2014. Na seleção, jogou no time sub-19, sub-21 e desde 2008 atua pela seleção principal do país. Chega ao Burnley com um contrato de três temporadas.

“É fantástico estar aqui. É um clube que mostrou muito interesse em mim e eu estou muito feliz em vir para cá jogar pelo Burnley”, afirmou Gudmundsson ao site do clube. “Foi uma boa temporada para mim, infelizmente não para o Charlton e então nós tivemos uma boa Eurocopa pela Islândia. Parece um clube de família e que todo mundo é próximo um do outro. A atmosfera no clube é fantástica e jogando contra o time na última temporada eu vi o quanto esse clube é bom. Eu definitivamente queria vir”, disse ainda o ponta islandês.

Mesmo com o bom desempenho individual de Gudmundsson no Charlton, seria difícil imaginar que o Burnley o contrataria se não fosse o bom desempenho na Eurocopa. No fim, jogar bem em grandes competições de seleções continua sendo uma das maiores vitrines do futebol. Resta saber se Gudmundsson viverá da Eurocopa (como os jogadores de Senegal viveram da Copa de 2002) ou aproveitará o bom momento para se firmar em alto nível.

TRIVELA FC: Conheça nosso clube de relacionamento, ganhe benefícios e marque um gol pelo jornalismo independente!