Essam El-Hadary fez história no momento em que pisou o gramado para defender o Egito contra a Arábia Saudita, na terceira rodada da fase de grupos na Rússia. Aos 45 anos, quebrou o recorde do colombiano Faryd Mondragón e se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo. E este acabou sendo seu último ato em defesa da seleção egípcia. O veterano goleiro, que segue na ativa no futebol de clubes, anunciou a aposentadoria do time nacional, nesta segunda-feira, por meio do Facebook.

LEIA MAIS: El-Hadary não se limitou ao recorde: jogador mais velho das Copas defendeu até pênalti

“Estou muito orgulhoso de ter jogado pela seleção 159 vezes, participando de conquistas sem precedentes. Eu espero ter sido bem sucedido na minha missão nos últimos anos. Eu estendo meus agradecimentos e gratidão para minha família, que aguentou as dificuldades da minha vida e me ajudou em todos os meus passos”, escreveu, no Facebook

Foram 22 anos defendendo as cores do Egito. El-Hadary estreou pela seleção em 1996 e participou de quatro títulos da Copa Africana de Nações: 1998, 2002, 2006 e 2010. Nesse intervalo, amargou a decepção de ver o seu país fracassar nas campanhas para disputar a Copa do Mundo, até a redenção com a vaga no Mundial da Rússia. O ressurgimento dos Faraós também se deu com o vice-campeonato do torneio continental, em 2017, caminhada que teve El-Hadary titular em todos os jogos menos o primeiro. 

O goleiro chegou à Rússia com possibilidades de ser titular porque vinha atuando pelo seu clube, o Al Taawon, da Arábia Saudita. Havia disputado 25 das 26 partidas do time na temporada anterior à Copa. Segue em atividade porque acabou de retornar ao Egito para uma terceira passagem pelo Al Ismaily, que já havia defendido em 2009 e 2014. 

Mesmo com a lesão de Ahmed El Shenawy, do Zamalek, o técnico Héctor Cúper preferiu usar Mohamed El Shenawy, do Al Ahly, nas primeiras duas partidas. Eliminado, o argentino deu a chance para El-Hadary na partida final contra a Arábia Saudita. Apesar da derrota, ele se destacou pegando um pênalti e fazendo boas defesas.