Por Emmanuel do Valle, jornalista e dono do blog Flamengo Alternativo

Criado em 1934/35, o Campeonato Português convive com a falta de variedade entre os seus campeões. Belenenses e Boavista foram os únicos a desafiar a hegemonia de Benfica, Porto e Sporting, donos de 79 das 81 taças disputadas até a temporada passada. Um panorama que se manterá em 2015/16. No entanto, a Primeira Liga conta com uma diversidade razoável entre os seus participantes. Ao todo, 70 clubes tiveram o gosto de participar da elite. Ajudam a fazer uma radiografia do esporte no país.

Obviamente, os clubes se concentram na região costeira, a mais povoada do país. Mas, se Lisboa desponta como a cidade com mais representantes, sete, a região do Norte (destacada por Porto e Braga) é a que acumula participantes. Não à toa, conta com a maior população entre as unidades territoriais portuguesas. Além disso, o mapa ajuda a apontar os territórios ultramarinos de Açores e da Ilha da Madeira, também integrados ao sistema de futebol.

Abaixo, o mapa para você se divertir. Alguns escudos estão sobrepostos, aproxime para visualizar melhor e conferir também os estádios. Na barra à esquerda, há informações sobre o histórico de cada um dos times. Divirta-se:

MAIS MAPAS

– Todos os clubes na ativa que já passaram pelas quatro divisões profissionais do Inglês

– Viaje no tempo neste mapa com todos os clubes que disputaram o antigo Campeonato Soviético

– 25 anos depois da reunificação da Alemanha, onde estão os clubes orientais?

– Na semana de abertura da Super League e da MLS, explore mapas do futebol na China e nos EUA

– Desbrave a Europa neste mapa interativo com todos os times da história da Champions

– Desbrave as Américas neste mapa com os 202 clubes que já disputaram a Libertadores