Juntar as palavras história e futebol costuma ser algo que desperta interesse. A primeira publicação de livro da revista Corner traz uma fartura desses dois conceitos. “Noites Europeias” é um livro originalmente publicado em Portugal em 2013, em sua primeira edição, e foi lançado também na Espanha como “Noches Europeas”, em 2015. Chega ao Brasil pela Corner para contar a história das competições europeias desde o seu início, passeando por uma rica história de duelos que tornaram a Europa um destino tão desejado pelos jogadores de tantos lugares do mundo. A edição trazida ao Brasil é atualizada e, portanto, ainda mais completa que suas versões anteriores.

VEJA TAMBÉM: Dica de literatura boleira: “De Letra: o futebol é só um detalhe”

O livro é de Miguel Lourenço Pereira e João Nuno Coelho e traz também o prefácio do jornalista Mauro Beting. “Já conhecia bem o trabalho de Miguel Lourenço Pereira de longa data, desde o Futebol Magazine e também pelo que já contribuiu com a Corner desde as primeiras edições. Quando li o Noites Européias, tive certeza que era o livro perfeito para ser a primeira publicação da “Editora“ Corner. Na revista, sempre busco falar do futebol como parte da sociedade, e o livro conta exatamente isso: a evolução do futebol europeu a partir das competições internacionais entre os clubes da Europa sempre dentro de um contexto em que cada competição só nasceu em um âmbito geopolítico que permitia que ela acontecesse. É um olhar pra Europa como um todo”, diz Fernando Martinho, editor da Corner e entusiasta da publicação no Brasil, o primeiro livro da Corner.

Miguel Lourenço Pereira é jornalista e historiador. Atua como editor do site FutebolMagazine.com e diz: “Pra mim é um orgulho muito grande que o Noites Europeias seja editado no Brasil. Um país onde não só há uma irmandade linguística, mas também é uma das máximas potências do futebol mundial. Cruzar o Oceano Atlântico pelas mãos de Fernando Martinho e da Corner é um passo obrigatório, somos almas gêmeas na forma como entendemos o futebol, como fenômeno muito além das quatro linhas. Entrar no mercado brasileiro com um livro dedicado exclusivamente ao futebol europeu, se deve ao fato de que muitos dos protagonistas das noites europeias sejam brasileiros.” Além disso, Miguel ressalta que o livro é sobre um dos maiores fenômenos culturais do Século XX, e esse é o foco da publicação que é voltada para quem ama o futebol desta maneira mais cultural e mais complexa do que só o jogo”.

João Nuno Coelho, co-autor do livro foi quem viabilizou a publicação do Noites Européias em Portugal através do selo Amor à camisola. O livro também aborda conceitos táticos com profundidade e traz a evolução dos esquemas desde o princípio, e ilustra as formações de todas as finais da Champions League desde a antiga Copa dos Campeões até a final em Cardiff entre Real Madrid e Juventus.

Mauro Beting, autor do prefácio, já conhecia o livro, e não duvidou em colaborar com a publicação no Brasil: “Noites Europeias é um livro obrigatório para quem gosta de futebol, Europa, história e política. Li a versão espanhola em 2016 e tenho a honra de ter lido a atualizada em 2017, ainda mais no ano da primeira decisão em que finalmente estive de corpo, alma e microfone numa noite europeia, em Cardiff. A honra de escrever o prefácio é a mesma emoção que tive quando chorei feito louco na primeira transmissão in loco do torneio”.

O livro está em pré-venda com desconto de 15% e frete grátis até o dia 08/04 no site da Corner: leiacorner.com.br/shop.