Será um final de semana especial para o futebol. No Brasil, duas dezenas de taças serão distribuídas pelos campeonatos estaduais, nas cinco regiões do país. Enquanto isso, na Europa, mais campeões podem se consagrar – sobretudo o Manchester City, justamente no dérbi com o Manchester United. E ainda há mais clássicos notáveis, mesmo que não valham tanto assim. No Velho Continente, Everton x Liverpool e Real Madrid x Atlético de Madrid. Já na América do Sul, Atlético Nacional x Independiente Medellín e Barcelona x Emelec. Abaixo, os destaques organizados conforme o horário. Ao final, um panorama geral do que acontecerá pelo Brasil. Confira também a nossa programação de TV. 

Everton x Liverpool
Sábado, 8h30 (ESPN Brasil)

O sábado decisivo na Premier League será aberto logo com um clássico. O Liverpool visita o Goodison Park tentando ratificar a boa sequência recente, além de fincar o pé no Top Four, cada vez mais definido. Já aos Toffees, resta buscar um pouco de honradez em uma temporada para esquecer, na qual no máximo chegarão à Liga Europa. O último triunfo dos azuis sobre os vermelhos aconteceu em 2010.

Augsburg x Bayern de Munique
Sábado, 10h30 (Fox Sports)

Em um jogo tranquilo, contra um time da parte inferior da tabela, o Bayern deve ratificar o hexacampeonato alemão – considerando que, em períodos anteriores, nunca um time passou do tri na Bundesliga. A hegemonia é fruto da falta de concorrência, realmente, mas também tem méritos totais de Jupp Heynckes pela maneira como conseguiu erguer o ânimo de seu time em um início de campanha inconstante. Uma vitória simples será suficiente.

Roma x Fiorentina
Sábado, 13h (Fox Sports 2)

Não são exatamente as maiores forças da Serie A, mas não deixa de ser um jogo importante. Apesar da derrota para o Barcelona, a Roma vem em franca recuperação no Italiano, mas não está garantida no G-4. Uma vitória serve neste sentido, com Internazionale e Lazio no encalço. Já a Fiorentina protagoniza uma arrancada notável, com cinco vitórias consecutivas, quatro desde a morte do capitão Davide Astori. Deverá ser um duelo de homenagens, considerando o passado do zagueiro em ambas as agremiações.

Manchester City x Manchester United
Sábado, 13h30 (ESPN Brasil)

O grande jogo do final de semana na Europa, por tudo o que envolve. É a chance para o Manchester City ratificar um título inapelável, diante de sua torcida, justamente contra os maiores rivais. E será interessante ver o embate de estilos entre Pep Guardiola e José Mourinho, já que os Red Devils devem se empenhar em não dar um gostinho aos rivais – o empate já é suficiente para adiar a festa. Além do mais, será também uma maneira dos celestes recobrarem o ânimo e tentarem levantar a poeira para o compromisso ainda mais difícil na terça, quando acontece o reencontro com o Liverpool pela Champions.

Sampdoria x Genoa
Sábado, 15h45 (RAI)

O Derby della Lanterna conta com uma das rivalidades mais ferrenhas da Itália, com toda a história de Sampdoria e Genoa, apesar dos momentos recentes não serem tão gloriosos. As intenções são distintas à dupla. O Grifone sequer deve passar do meio da tabela, mas ao menos está a salvo do risco de rebaixamento. Já a Samp está no páreo por um lugar na Liga Europa, embalada depois da importantíssima vitória sobre a Atalanta em Bérgamo no meio da semana.

Racing x River Plate
Sábado, 20h (Fox Sports 2)

As pretensões de Racing e River Plate são modestas neste Campeonato Argentino. A Academia tenta entrar na zona de classificação à Libertadores, enquanto os Millonarios vão ainda pior, tentando se aproximar ao menos da zona à Sul-americana. De qualquer maneira, não deixa de ser um confronto interessante, até pela representatividade de ambos na Libertadores, adversários dos brasileiros. Uma vitória será um bom termômetro para a sequência de trabalho dos gigantes.

Torino x Internazionale
Domingo, 7h30 (ESPN Brasil)

Logo na manhã de domingo, o jogo entre dois clubes tradicionais da Serie A. O Torino não atravessa uma boa temporada, bem abaixo das expectativas pelo elenco que tem. No meio da tabela, dificilmente encurtará a distância na briga pela Liga Europa, até pelas bobeadas recentes. Pode, quem sabe, roubar uns pontinhos da Internazionale em Turim. O time de Luciano Spalletti voltou a engrenar, na briga com Lazio e Roma por um lugar na Liga dos Campeões. De olho em Mauro Icardi, inspiradíssimo desde que retornou de lesão, apesar dos gols perdidos no clássico da última quarta.

Borussia Dortmund x Stuttgart
Domingo, 10h20 (ESPN)

Depois da goleada acachapante diante do Bayern de Munique, o Borussia Dortmund tenta reencontrar seu rumo. Segue no G-4, mas precisando jogar melhor para ao menos carimbar seu passaporte rumo à Liga dos Campeões. Como boa notícia, Marco Reus está de volta após sua última lesão. Mas não que o Stuttgart vá ser uma presa fácil. Os suábios vêm em crescente ao longo do segundo turno, se livrando do risco de rebaixamento e, mais do que isso, vislumbrando a classificação à Liga Europa.

Real Madrid x Atlético de Madrid
Domingo, 11h15 (Fox Sports)

O clássico poderia ter um peso maior, por aquilo que representam os dois clubes. Acaba sendo mais decorativo na tabela de La Liga, dominada pelo Barcelona, com os dois buscando definir quem será o segundo colocado – a não ser que aconteça a derrocada inesperada dos blaugranas. De qualquer maneira, não se menospreza um Real x Atleti, ainda mais quando ambos sonham em se reencontrar na Supercopa Europeia. Será uma prova de fogo em meio ao final de temporada exigente nas competições continentais. Os merengues, aliás, tentam quebrar um incômodo jejum no Bernabéu. São quatro temporadas da Liga sem bater os colchoneros em casa, com três derrotas e um empate.

Chelsea x West Ham
Domingo, 12h20 (ESPN Brasil)

O confronto de londrinos será interessante pelo circo que pega fogo. O Chelsea volta a Stamford Bridge depois da derrota para Tottenham. Tenta diminuir a distância para o Top Four, mas sabendo que sua missão de voltar à Champions será dificílima. Precisará demonstrar uma energia que não se viu ao longo dos últimos duelos. Já os Hammers até vêm de um bom triunfo sobre o Southampton, mas a situação não é nada amistosa, depois das confusões no Estádio Olímpico. E o risco de rebaixamento continua.

Barcelona x Emelec
Domingo, 19h

O Equador realiza o seu grande clássico no domingo, com as camisas pesadas de Guayaquil se enfrentando no Estádio Monumental Isidro Romero. O Barcelona lidera este início de temporada, com 17 pontos, sem precisar dividir suas atenções com a Libertadores desta vez. Já o Emelec, além de ter um grupo duríssimo no torneio continental, precisa perseguir os rivais, quatro pontos atrás. Atuais campeões nacionais, os Eléctricos venceram dois dos quatro confrontos em 2017, com um empate e um triunfo dos Canários.

Atlético Nacional x Independiente Medellín
Domingo, 19h15

O Atlético Nacional parece se fortalecer para retomar a soberania no Campeonato Colombiano. Sob as ordens de Jorge Almirón, os verdolagas lideram o Apertura, embora ainda tenham os mata-matas pela frente. Neste domingo, o Estádio Atanásio Girardot certamente pulsará, com o Independiente Medellín pelo caminho. O clássico também possui peso para a tabela, já que o DIM é o quarto colocado, justamente três pontos atrás de seus rivais.

Estaduais pelo Brasil

É tanta final que fica difícil de destacar apenas uma ou outra. As maiores atenções se concentram em Palmeiras e Corinthians, não apenas pelo tamanho das torcidas ou pelo cenário aberto após o primeiro jogo, mas por tudo o que circunda a final – da festa nos treinos aos ânimos exaltados entre os jogadores. Cruzeiro e Atlético Mineiro protagonizam outro clássico de peso, com a balança pendendo ao Galo, depois do grande triunfo na ida. Não se descarta o Vasco e Botafogo, especialmente pelos jogos eletrizantes entre os dois clubes nas últimas semanas. E ainda há um Ba-Vi quente, em um momento de ânimos aflorados na rivalidade. No mais, menções honrosas aos demais clássicos: Fortaleza x Ceará, CRB x CSA, Atlético Paranaense x Coritiba e Remo x Paysandu. Abaixo, destacamos os horários e as transmissões em rede para o Brasil na TV fechada.

Sábado, 16h10

Serra x Real Noroeste

Sábado, 16h25

Brasiliense x Sobradinho

Sábado, 16h45

Itabaiana x Sergipe (Esporte Interativo)

Sábado, 17h

Manaus x Fast Clube

Domingo, 16h

Palmeiras x Corinthians (Sportv e Premiere)
Vasco x Botafogo (Premiere)
Cruzeiro x Atlético (Premiere)
Náutico x Central (Premiere)
Brasil de Pelotas x Grêmio (Premiere)
Vitória x Bahia (Premiere)
CRB x CSA (Esporte Interativo)
Fortaleza x Ceará (Esporte Interativo)
Chapecoense x Figueirense
Remo x Paysandu
Goiás x Aparecidense
Cuiabá x Sinop
Operário x Corumbaense
Atlético x Coritiba

Domingo, 18h30

Imperatriz x Moto Club (Esporte Interativo)

Domingo, 19h

Botafogo x Campinense (Esporte Interativo)