Carlos Alberto Gamarra Pavón. O nome que traz ótimas lembranças a várias torcidas brasileiras é motivo de veneração no Paraguai. Afinal, é uma honra aos conterrâneos contarem com um dos melhores zagueiros do continente nos últimos 30 anos. Após pendurar as chuteiras, a lenda permaneceu ligada ao futebol através do Rubio Ñu, atuando em cargos diretivos do clube de Assunção. Já nesta terça, surgiu a notícia de que o defensor poderia voltar a calçar as chuteiras, aos 47 anos. A ideia é utilizá-lo no clube para valorizar a Copa Paraguai, recém-criada no país.

O retorno de Gamarra foi anunciado por Juan Sosa, técnico do Rubio Ñu. “É verdade que quero que Gamarra jogue conosco a partida da Copa Paraguai. O torneio está desvalorizado, jogamos por 25 quilos de gelo e 20 garrafas de água, é um escárnio. Por isso quero dar hierarquia à competição, com Gamarra entre nós. Ele está correndo de 12 a 15 quilômetros por dia. Está melhor que qualquer jogador da primeira divisão”, afirmou o treinador, em entrevista à rádio 1080 AM. A ausência de alguns de defensores lesionados também impulsionou a ideia do comandante.

Gamarra estrearia pelo Rubio Ñu no próximo dia 21, contra o Oriental, no Estádio Arsenio Erico. No entanto, o regulamento da Copa Paraguai deve ser um entrave. Segundo as regras, nenhum jogador pode ser incluído no elenco sem estar inscrito na federação paraguaia. Assim, resta ver como Sosa irá lidar com o problema e se os dirigentes locais irão abrir uma brecha para esta ocasião tão especial. A janela de inscrições às equipes paraguaias só voltará a abrir em 2019.

Gamarra encerrou sua carreira profissional em 2007, durante rápida passagem pelo Olimpia – justamente o rival do Cerro Porteño onde despontou. Além disso, deixou de ser convocado para a seleção paraguaia em 2006, logo após sua terceira Copa do Mundo. Foram ainda cinco edições de Copa América e duas Olimpíadas ao defensor, veterano do time que faturou a prata em 2004. Não deixa de ser bacana ver um gigante como o “Colorado” retornar. Fica ao menos a deixa para relembrar um pouco de sua categoria: