A Serie A retorna a todo vapor após a pausa para a Data Fifa. Em rodada concentrada no próximo sábado, por causa da Páscoa, o Allianz Stadium recebe um jogaço essencial a diferentes pontos da tabela: a Juventus vai encarar o Milan. Enquanto os bianconeri tentam manter a vantagem sobre o Napoli na liderança, os rossoneri querem ampliar sua invencibilidade na competição e também seguir na perseguição a Lazio, Internazionale e Roma, por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. Encontro de peso com um nível de importância como poucas vezes se viu nas últimas temporadas entre os dois gigantes.

E, às vésperas do duelo, Pirlo comentou sobre a sua relação com os clubes. O meio-campista pode ser colocado como um divisor de águas entre o último momento vitorioso do Milan e o início da hegemonia da Juve, fundamental a ambos ciclos. Ainda assim, o veterano não quis escolher “qual dos filhos mais gosta”. Ressaltou o papel de ambas as agremiações em fases distintas de sua trajetória.

“A camisa do Milan foi algo especial para mim. Ela me deu prestígio, foi a minha primeira experiência real como titular no mais alto nível. Eu permaneci com os rossoneri por dez anos e fui sortudo o suficiente para ganhar praticamente tudo com eles. Sempre serei grato”, avaliou à Sky Sports.

Além disso, Pirlo não indicou ressentimentos quanto à mudança para Turim, após ser renegado em Milão. Apontou como isso serviu para que encontrasse um novo ânimo, já aos 32 anos: “A Juventus representou uma transformação para mim, depois de um período difícil. Cheguei em um clube bem administrado, que realmente tinha fome pelo sucesso. Depois de dez anos no Milan, eu precisava de uma nova motivação e consegui encontrá-la em Turim”.

Em dez temporadas pelo Milan, Pirlo disputou 401 partidas e anotou 41 gols. Já pela Juve, foram 19 tentos em 164 aparições. Além disso, conquistou nove títulos com os rossoneri, dentre os quais duas Champions. Pelos bianconeri, a média de taças levantadas por temporada foi maior, com sete, sendo quadro Scudetti. E para não ter que escolher um ou outro, relembramos lances de ambas as fases: