Neste sábado, o Santiago Bernabéu estará em chamas. Em um dos maiores clássicos do planeta, Real Madrid e Barcelona levarão a campo uma rivalidade histórica, além até da esfera esportiva. A eterna briga entre a capital e a Catalunha se transfere para esta partida, na qual os ânimos estão quentes desde o início desta semana. Quando se está em jogo a possibilidade de assumir a ponta do campeonato espanhol, então, o duelo tem tudo para ferver.

A troca de provocações entre os jogadores tomou conta dos noticiários espanhóis. Enquanto Eto´o afirmou que ´os juízes só apitam para um lado no Bernabéu´, Ronaldo preveniu o camaronês, dizendo que ele terá ´o tratamento que merece´ no estádio. Isso sem contar o fato de o Fenômeno apostar em uma vitória do Real por 2 a 0. Até o primeiro-ministro espanhol deu seu palpite: triunfo do Barça por 3 a 2.

Na temporada passada, houve uma vitória para cada lado. No Nou Camp, o Barcelona teve uma exibição de gala e venceu por 3 a 0. Porém, o time merengue devolveu a boa performance ao derrotar o rival por 4 a 2.

Na vice-liderança, com 22 pontos, o Barcelona terá apenas um desfalque entre os titulares. Mark Van Bommel se machucou em um treino da seleção holandesa e ficará até oito semanas afastado. Frank Rijkaard estuda a possibilidade de escalar Motta ou Gabri no lugar do meia. Apesar de recuperado de lesão, Belletti não foi relacionado para o clássico, bem como Ezquerro e Maxi López.

Com um ponto a menos, em terceiro, o Real Madrid terá o retorno de suas principais estrelas, recuperadas de contusão. Júlio Baptista, Ronaldo, Helguera e Zidane estão prontos para voltar a jogar. Beckham, que sofreu uma lesão no ombro durante os treinos, também está confirmado. Guti, com uma lesão muscular, ficará de fora.

O ambiente também está em ebulição em Sevilha. Em sexto, o Sevilha recebe no sábado o rival Betis, em péssima situação no Espanhol (17º, dez pontos). Os donos da casa têm a seu favor um tabu: há nove anos não perdem o derby em seu estádio. Para o confronto, a equipe montou um esquema especial para contar com Saviola, que estava com a seleção argentina para a disputa de um amistoso contra o Qatar. Javi Navarro, recuperando-se de lesão muscular, é dúvida.

Do lado do Betis, Edu, Rivas e Óscar López, recuperados de contusões, treinaram normalmente durante a semana e estão confirmados. Arzu chegou a preocupar ao levar uma pancada no joelho no treino, mas também começará como titular.

O líder Osasuna (24 pontos) torce para que Real e Barça empatem para tentar ampliar sua vantagem na onta. A equipe entra em campo também no sábado, quando visita o Getafe. Javier Aguirre não poderá contar com Savo Milosevic e Marcelo Sosa, envolvidos com partidas de suas seleções no meio da semana.

Acompanhe o clássico entre Real Madrid e Barcelona no portal iG: www.ig.com.br

Veja os jogos deste fim de semana pela 12ª rodada do Espanhol:

Sábado, 19/novembro
Getafe x Osasuna
Villarreal z Zaragoza
Real Madrid x Barcelona (17:00, Bandeirantes e ESPN Internacional)
Sevilla x Betis (19:00, ESPN Internacional)

Domingo, 20/novembro
Cádiz x Valencia (14:00, ESPN Internacional)
Málaga x Real Sociedad
Espanyol x Mallorca
Athletic Bilbao x Alavés
Celta x Atlético de Madrid
Racing Santander x La Coruña (18:00, ESPN Internacional)