A África conhecerá neste sábado seus representantes na Copa de 2006. A última rodada das eliminatórias definirá os nomes dos cinco países classificados.

Um empate será o bastante para Togo (20 pontos) terminar em primeiro no grupo 1. O time enfrenta o Congo fora de casa e tem em Emmanuel Adebayor, artilheiro com 10 gols, a principal arma para selar sua classificação. Senegal (18) deve derrotar Mali e esperar uma derrota do líder para ir pela segunda vez ao Mundial.

Gana (18 pontos) está quase na Alemanha. Dependendo da situação, até uma derrota serviria. Apenas a República Democrática do Congo (15) pode lhe tirar a vaga, com uma grande combinação de resultados. Para isso, os congoleses são obrigados a derrotar a África do Sul fora de casa, enquanto os ganenses precisariam perder para Cabo Verde. Além disso, Gana possui saldo de gols favorável: nove a quatro.

Uma vitória sobre o Egito assegura a classificação de Camarões (20 pontos). Líderes do grupo 3, os Leões Indomáveis conseguiram reverter uma posição desconfortável com a vitória na última rodada sobre a Costa do Marfim (19). Os Elefantes, agora, devem superar o Sudão fora de casa e torcer para que seus rivais não vençam.

Angola está muito perto de se classificar pela primeira vez à Copa. Basta derrotar Ruanda, lanterna do grupo 4, fora de casa. Para roubar a liderança, a Nigéria (18 pontos) precisa fazer sua parte contra o Zimbábue (15), em casa, e torcer para que os atuais líderes não vençam. Para animar os nigerianos, Angola ainda não venceu fora de casa.

No grupo 5, Tunísia (20 pontos) e Marrocos (19) se enfrentam na decisão pela vaga. Os atuais campeões africanos precisam apenas de um empate para garantirem a participação em seu terceiro Mundial consecutivo. Ironicamente, Marrocos é a única equipe invicta desta fase final. Ou seja: se houver uma igualdade, a equipe perde a vaga na Copa, mas não sua invencibilidade.

Confira os jogos da última rodada das eliminatórias africanas:

Grupo 1

08/10
Senegal x Mali
Congo x Togo

Grupo 2

8/10
Cabo Verde x Gana
África do Sul x Rep. Dem. do Congo
Uganda x Burkina Faso

Grupo 3

8/10
Camarões x Egito
Sudão x Costa do Marfim

9/10
Benin x Líbia

Grupo 4

8/10
Nigéria x Zimbábue
Gabão x Argélia
Ruanda x Angola

Grupo 5

8/10
Malawi x Quênia
Botswana x Guiné
Tunísia x Marrocos