Saiba qual emissora transmite cada campeonato na sua televisão

Será difícil de perceber, em meio à loucura dos Jogos Olímpicos, mas a programação da sua televisão começará a ser ocupada por campeonatos de futebol a partir deste final de semana, quando serão realizadas as primeiras rodadas de alguns dos mais importantes da Europa. Entre TVs abertas e fechadas, sem contar os streamings pela internet, praticamente todos os grandes torneios são mostrados para o Brasil. Neste pequeno guia didático, mostramos qual emissora transmite cada competição na TV brasileira.

LEIA TAMBÉM: Guia da Premier League 2016/17: time a time, quem vai brigar pelo que

Obs.: As escolhas dos jogos entre emissoras que dividem direitos funciona que nem a pelada da sua rua. Quem ganha o par ou ímpar – no caso, quem tem a primeira escolha – leva o principal jogo da rodada. O outro escolhe o segundo, e assim sucessivamente.

Atualizada às 16h37, de 22 de agosto de 2016:

O Campeonato Português estava sob o poder do SporTV, que sublicenciava uma partida para a ESPN Brasil. O canal da Disney já havia dito que não passaria o torneio nesta temporada. Agora, o SporTV também confirmou à Trivela informação que saiu inicialmente na coluna do jornalista Flávio Ricco, do UOL: abriu mão dos direitos de transmissão e, por enquanto, o Portuguesão não será transmitido em emissoras brasileiras.  Canais portugueses que constam em operadoras brasileiras, como RTP e SIC, seguem acordos locais. Na grade internacionais de ambas está prevista a transmissão de Nacional e Benfica, no próximo sábado, 27 de agosto.

EUROPA

Campeonato Inglês

A ESPN Brasil tem contrato até 2018/19 e decidiu exercer a exclusividade do vínculo na próxima temporada. Transmitirá todas as 380 partidas em seus três canais e no Watch ESPN. Casa do futebol inglês, passa também a Copa da Inglaterra, a Copa da Liga Inglesa, a Supercopa da Inglaterra e a segunda divisão inglesa.

Campeonato Alemão

A Fox Sports comprou os direitos de transmissão da Bundesliga até 2020, mas decidiu dividi-los com a ESPN Brasil. Com revezamento de preferência, cada canal decide os jogos que quer passar: escolhas 1, 4, 5, 7 e 9 para um, 2, 3, 6, 8 e 10 para o outro. A Copa da Alemanha é da ESPN Brasil. As Supercopas da Alemanha de 2016 e 2017 também serão compartilhadas.

Campeonato Espanhol

O rei Felipe segurando a Copa do Rei (Foto: AP)

O rei Felipe segurando a Copa do Rei (Foto: AP)

O Campeonato Espanhol é da ESPN Brasil até 2020, mas os direitos também são divididos com a Fox Sports, com revezamento de escolhas, no mesmo modelo do Alemão. A Copa do Rei ainda não foi arrebatada na TV fechada brasileira, mas, na última temporada, o canal da Disney conseguiu transmitir a final da Copa do Rei. O YouTube passa as partidas do torneio mata-mata espanhol, mas cobra uma grana: R$ 86. A Supercopa da Espanha passa na ESPN Brasil.

Campeonato Italiano

A Fox Sports tem contrato para transmitir o Campeonato Italiano até a temporada 2017/18, mas divide com a ESPN Brasil, no mesmo modelo do Alemão e do Espanhol. A Copa Itália é do canal da Disney.

Campeonato Francês

O Campeonato Francês pertence ao SporTV, que o sublicencia para a ESPN Brasil. Não há preferência, e cada canal tem três escolhas por rodada. A Copa da Liga Francesa e a Copa da França também são do canal da Globo. O Esporte Interativo tem a Copa da França para a TV aberta (portanto, não pode passar no EI Maxx e no EI Maxx 2, que são canais de TV fechada).

Champions League

O Esporte Interativo tem contrato para transmitir a Champions League com exclusividade nas próximas duas temporadas. A Globo tem os direitos para a TV aberta, na terça e na quarta-feira, e costuma exercer seu direito a partir das fases finais. No entanto, pode mostrar as duas datas apenas sete semanas por temporada. Nas outras nove, precisa escolher apenas uma. Na edição passada do torneio, a Globo sublicenciou partidas para a Bandeirantes, mas ainda está incerto se este acordo será renovado.

Liga Europa

Os direitos de transmissão para TV fechada são da ESPN Brasil, que sublicencia para a Fox Sports, no mesmo esquema das outras parcerias entre os canais. Na TV aberta, quem passa é o Esporte Interativo (que, pelo mesmo motivo, não pode transmitir no EI Maxx).

Belga e Escocês

Reforçam a grade da Fox Sports.

Campeonato Holandês

A ESPN Brasil transmite.

AMÉRICA

Competições sul-americanas 

O Papa com a Taça Libertadores (Foto: AP)

O Papa, o San Lorenzo e a Taça Libertadores (Foto: AP)

A Fox Sports tem os direitos da Libertadores para as Américas e chegou a exercer a exclusividade, quando abriu os trabalhos no Brasil, mas fechou um acordo com o SporTV até 2018. Os dois canais compartilham a primeira escolha da rodada, a Fox tem exclusividade da segunda, e o SporTV, da terceira. Todos os demais jogos são da Fox. A mesma coisa vale para a Copa Sul-Americana. A Fox tem exclusividade da Libertadores sub-20.

Major League Soccer

A ESPN tem os direitos de transmitir os mesmos jogos que a matriz americana passa, mais os do New York City. O SporTV mostra pelo menos duas partidas por rodada, mais o Jogo das Estrelas.

Campeonato Mexicano

Uma pequena bagunça porque os clubes negociam individualmente com cada emissora, que só pode passar os jogos em casa dos times com os quais acertou. A ESPN Brasil tem contrato com Atlas e Santos Laguna, com VTs de Tijuana e Querétaro. A Fox Sports tem o Pachuca e o León.

Campeonato Colombiano

A Bandsports anunciou que transmitirá o Campeonato Colombiano para o Brasil.

Campeonato Brasileiro

O principal torneio nacional é transmitido apenas pelo SporTV na TV fechada. Na aberta, o Brasileirão é da Globo, mas era dividido com a Bandeirantes, que anunciou que não transmitirá os jogos este ano.  A ESPN Brasil pode passar melhores momentos estendidos, assim como a Fox Sports, que também veicula um jogo em VT. A Série B é da Globo, que sublicencia uma partida para a RedeTV. O EI Maxx passa a terceira divisão na TV fechada, e a TV Brasil, na aberta. A Série D é do Esporte Interativo, com exclusividade na TV fechada.

Copa do Brasil

Pertence ao SporTV, que repassou para ESPN Brasil e Fox Sports. Com a Fox Sports, segue um esquema de divisão inverso ao da Libertadores.

Copa do Nordeste e Copa Verde

Esporte Interativo tem o torneio para todas as plataformas e sublicencia jogos para a Globo passar localmente. Na TV fechada, tem exclusividade. A Copa Verde é do Esporte Interativo, em todas as plataformas.

ESTADUAIS 

Os contratos nem sempre têm as datas limites divulgadas e às vezes são fechados em cima da hora. O normal é que as principais emissoras locais, a maioria afiliada da Globo, mantenham os torneios. Em 2016, foi assim:

Alagoano: TV Gazeta (AL) e EI Maxx
Amazonense: A Crítica (AM)
Baiano: Rede Bahia (BA) e PFC
Brasiliense: Globo Brasília (DF), apenas a final
Capixaba: TV Gazeta (ES), cinco jogos
Carioca: Globo, Band, SporTV e PFC
Catarinense: RBS (SC) e PFC
Cearense: Sistema Verdes Mares (CE) e EI Maxx
Gaúcho: RBS (RS), SporTV e PFC
Goiano: Anhanguera (GO)
Maranhense: TV Guará (MA) e EI Maxx
Matogrossense: TV Centro América (MT)
Mineiro: Globo Minas (MG), SporTV e PFC
Paraibano: Esporte Interativo e EI Maxx
Paraense: TV Cultura (PA)
Paranaense: RPC (PR), Band e PFC
Paulista: Globo, Band, SporTV e PFC
Pernambucano: Globo Nordeste (PE) e PFC
Potiguar: Esporte Interativo e EI Maxx
Piauiense: TV Meio Norte (PI) e EI Maxx
Sergipano: TV Sergipe (SE), Esporte Interativo e EI Maxx
Sul-Matogrossense: TV Morena (MS)
Rondoniense: RedeTV! (RO)

Categorias de base

O Brasileiro Sub-20 é transmitido pelo SporTV e pela ESPN Brasil. Copas do Brasil Sub-17 e Sub-20 são da ESPN Brasil, sublicenciados para o SporTV. A Copa São Paulo é transmitida por Globo, SporTV, ESPN e Rede Vida.

MUNDO

Eliminatórias

A ESPN transmite as Eliminatórias Europeias, junto com o SporTV, dentro do sistema de escolhas. O canal da Globo também passa as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo na TV fechada. A Globo passa os jogos do Brasil na aberta. O Esporte Interativo mostra os jogos da Concacaf, assim como a ESPN Brasil.

Campeonato Chinês

Você precisa sintonizar na Bandsports para acompanhar aquele jogador do seu time que foi comprado por um clube chinês.

Superliga da Índia

O campeonato indiano que consegue atrair várias estrelas em fim de carreira (ou já aposentados) passa com exclusividade no Esporte Interativo.