Sem ter dado uma finalização ao longo de toda a partida, seriam mínimas as chances de o Santos fazer um gol na noite desta terça-feira, no jogo de ida das oitavas de final, em Avellaneda. Aceitando essa premissa, o melhor resultado que sobrou foi o empate por 0 a 0 contra o Independiente, e, com uma atuação defensiva sólida, os brasileiros alcançaram-no. Basta uma vitória no Pacaembu para avançar de fase. 

Não foi uma partida agradável de assistir, com média de um passe errado por minuto. As defesas prevaleceram sobre os ataques, nenhuma mais do que a argentina sobre o sistema ofensivo santista. O goleiro Martín Campaña saiu de campo com o uniforme limpo, sem ter feito uma única defesa, nem sequer observado a bola sair pela linha de fundo. Gabriel Barbosa foi o que mais tentou entre os atacantes dos visitantes. 

Houve um total de 43 desarmes, quesitos em que Carlos Sánchez de um lado, e Fabricio Bustos, no outro, destacaram-se. Com mais bola no pé a partida inteira, 59% do tempo, o Independiente pelo menos deu alguns chutes a gol, e o Santos contou com Vanderlei para impedir que eles se transformassem em pontos no placar. Logo no primeiro tempo, interrompeu a boa jogada individual de Meza ao espalmar o chute cruzado e potente do argentino para escanteio. 

No segundo, precisou trabalhar um pouco mais. Espalmou a bomba de Francisco Silva para escanteio e barrou também o cabeceio de Burdisso, completando a cobrança de escanteio. Ainda deu um tapa para evitar o rebote, enquanto o árbitro marcava falta no goleiro brasileiro. Na melhor oportunidade do Independiente, porém, Vanderlei apenas rezou: o cruzamento veio da direita, Cerutti escorou de cabeça para trás, e Gigliotti, da pequena área, mandou por cima do travessão. 

Aos 36 minutos do segundo tempo, a situação ficou pior para o Santos, quando Dodô foi expulso, com dois cartões amarelos em dois minutos. Aliás, embora as 34 faltas não sejam um número assustador, foram dez advertências ao longo da partida, cinco para cada lado. Apesar da pressão argentina, o Santos conseguiu segurar o 0 a 0 fora de casa e sai em vantagem por vaga nas quartas de final.