As equipes mexicanas saíram na frente dos rivais costa-riquenhos nas semifinais da Copa dos Campeões da Concacaf. O América conseguiu o melhor resultado ao derrotar o Alajuelense fora de casa por 2 a 1. Já o Toluca recebeu o Saprissa e venceu por 2 a 0.

Na Costa Rica, os gols saíram apenas no segundo tempo. O América saiu na frente aos 20 minutos, quando Irenio recebeu um passe de Claudio López e bateu de direita. Dois minutos depois, o Alajuelense reagiu. Rolando Fonseca fez uma boa jogada e cruzou para Erick Scott, de cabeça, empatar. Aos 32, as Águias garantiram a vitória em outro lance de Claudio López. O argentino tocou para Kléber, que driblou o marcador antes de chutar.

O Toluca derrotou em casa o Saprissa, atual campeão do torneio, por 2 a 0. A partida teve poucas chances de gol. A equipe mexicana teve um leve domínio sobre o rival, mas chegou poucas vezes ao ataque. Na melhor chance, Carlos Esquivel acertou um chute de dentro da área aos 22 e marcou o primeiro.

Depois do gol, o Toluca baixou o ritmo. O Saprissa passou a pressionar e chegou a assustar com Bolaños. No segundo tempo, os anfitriões retomaram o controle do jogo e aumentou a vantagem aos 17, novamente com Esquivel.

As partidas de volta serão disputadas no próximo dia 29.