A tabela da Copa da Liga Francesa foi ingrata com a torcida do Toulouse. O clube recebeu o Olympique de Marseille nesta quarta, às cinco da tarde, em pleno dia útil. E justo em ocasião especial, na última partida antes da reinauguração oficial de seu estádio, reformado para a Euro 2016. Por isso mesmo, a diretoria tomou uma iniciativa para tentar atrair os seus torcedores na base da zoeira: criou um “atestado oficial”, para justificar a ausência durante a tarde na escola, na universidade ou no local de trabalho.

O documento elaborado pelo Toulouse traz cinco alternativas para explicar a falta. Incluía “desempenhar apaixonadamente o papel de 12º homem”, “apoiar ardentemente durante os 90 minutos seu clube de coração”, “ver com os próprios olhos os jogadores do Marseille serem eliminados” e “se familiarizar com o estádio renovado”. Tudo na mais pura galhofa. E o encerramento da carta ainda convidava o patrão ou o professor a também comparecer nas arquibancadas do Estádio Municipal.

Se alguém usou o artifício, se deu bem. O Toulouse avançou às semifinais da Copa da Liga Francesa, batendo o Olympique de Marseille por 2 a 1 na prorrogação. Durante o tempo normal, Ben Yedder abriu o placar, enquanto N’Koudou empatou para os visitantes. Já o tento decisivo veio com Braithwaite, para delírio dos 18,1 mil presentes. Talvez não houvesse justificativa melhor do que a própria classificação do TFC.

toulouse