Pode não ser o clássico em que há mais coisa em jogo, mas Barcelona e Real Madrid enfrentam-se, no próximo domingo. O Superclássico é sempre uma ótima oportunidade para vermos uma reunião de craques nos dois lados, um confronto direto entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, além de se tratar do campeão espanhol contra um dos finalistas da Champions League. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FIM DE SEMANA

Mas as atracões não param por aí. O Brasil apresenta partidas bem interessantes, como o dérbi de Campinas. O Porto deve selar o título português, e Chelsea e Liverpool fazem um confronto direto por vaga na próxima Champions. 

O jogão

Barcelona e Real Madrid
Domingo, 15h45 (Fox Sports)
Cotações da Odd Shark: Barça (1.69), Real (4.54), empate (4.61)

O clássico que mais reúne craques no mundo não vale muita coisa para a tabela do Campeonato Espanhol. O Barcelona já é campeão, com muitas rodadas de antecedência. O Real Madrid está garantindo entre os quatro primeiros, que é o mais importante neste momento. O pequeno objetivo restante é alcançar o Atlético de Madrid e ser segundo colocado. Tem quatro pontos e um jogo a menos que os colchoneros. E, além de tudo, tem a honra. Os Superclássicos são sempre um marco das temporadas. E o Real precisa devolver a pesada derrota por 3 a 0 para o Barça, no Santiago Bernabéu, em dezembro. 

O clássico

Guarani x Ponte Preta
Sábado, 19h (Premiere)
Cotações da Odd Shark: Guarani (2.54), Ponte (2.90), empate (3.00)

A quarta rodada traz o retorno do dérbi de Campinas para a Série B. Ano passado, o Guarani manteve-se na segunda divisão no número de vitórias, e a Ponte Preta foi rebaixada da elite. O começo de campanha não é muito promissor para a dupla paulista, com uma vitória e duas derrotas em três partidas. O técnico do Guarani, Umberto Louzer, mantém mistério sobre os titulares da defesa e do ataque. No outro lado, Doriva tem força máxima, com o reforço do atacante Roberto, contratado do Ceará, que apareceu no Boletim Informativo Diário da CBF, nesta sexta, e está liberado para o clássico. 

Fique de olho

Chelsea x Liverpool
Domingo, 12h30 (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: Chelsea (2.24), Liverpool (3.28), empate (3.62)

Mohamed Salah comemora com outros jogadores do Liverpool (Photo by Matthew Lewis/Getty Images)

Dois empates seguidos, contra West Brom e Stoke City, equipes da zona de rebaixamento, deixaram um pouco aberta a briga por vaga na próxima Champions League. O Liverpool ainda está muito bem colocado. Um empate em Stamford Bridge praticamente sela a classificação vermelha por causa do saldo de gols: 43 a 26. O Chelsea precisa derrotar os Reds, ganhar o jogo que está atrasado contra o Huddersfield e colocar todas suas fichas na última rodada, contra o Newcastle, fora de casa, enquanto o Liverpool recebe o Brighton, já livre da queda à Championship. As chances são pequenas para os homens de Antonio Conte, mas ainda existem. Desde que eles vençam o clássico. 

Sporting x Benfica
Sábado, 16h30 (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: Sporting (2.18), Benfica (3.48), empate (3.30)

O Porto está a um ponto do título português. Basta ao menos empatar com o Feirense, no próximo domingo, no estádio do Dragão. No entanto, existe a possibilidade de o time já entrar em campo campeão. No sábado, os dois perseguidores enfrentam-se em Alvalade. Sporting e Benfica estão empatados com 77 pontos e, se houver empate, o Porto levanta a taça. 

Atlético Paranaense x Palmeiras
Domingo, 16h (Globo SP e Premiere)
Cotações da Odd Shark: Atlético (2.94), Palmeiras (2.49), empate (3.15)

O Atlético Paranaense foi a sensação da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, ao golear a Chapecoense, por 5 a 1. Foi notável o estilo de jogo de Fernando Diniz, enfim encarando desafios difíceis, depois de o Furacão mais uma vez usar uma equipe alternativa no campeonato estadual. No entanto, seguiram-se à goleada dois empates por 0 a 0 com Grêmio e Bahia. O Palmeiras também tem algo a provar. Empatou com Botafogo e Chape, em casa, e ganhou do Internacional, com atuações abaixo da média. 

O cara

Arsène Wenger
Arsenal x Burnley
Domingo, 12h30 (ESPN)
Cotações da Odd Shark: Arsenal (1.57), Burnley (6.15), empate (4.38)

Arsène Wenger, do Arsenal (Photo by Christopher Lee/Getty Images)

Contagem regressiva para o fim da era Arsène Wenger no Arsenal. Depois da eliminação na semifinal da Liga Europa, restou aos Gunners pelo menos garantir o sexto lugar da Premier League. Não seria um fim digno para Wenger terminar atrás do Burnley na tabela. E, para isso, nada como um confronto direto no Emirates. O Burnley é uma montanha-russa. Começou bem o campeonato, emendou 12 partidas sem vencer, ganhou cinco seguidas e agora não ganha há três rodadas. 

Vale uma zapeada

Villarreal x Valencia
Sábado, 15h45 (ESPN)
Cotações da Odd Shark: Villarreal (2.13), Valencia (3.23), empate (3.46)

O Valencia precisa de apenas um empate para retornar à Champions League. O objetivo já poderia ter sido alcançado, mas a equipe não vence há quatro rodadas do Campeonato Espanhol. Depois de um começo muito bom, brigando até a ponta, foi nítida a queda de fôlego. O Villarreal é sexto colocado, com duas vitórias seguidas na bagagem, contra Celta e Leganés. 

Sport x Bahia
Domingo, 19h (Premiere)
Cotações da Odd Shark: Sport (2.16), Bahia (3.44), empate (3.20)

Uma partida para mexer multidões no Nordeste. As duas equipes têm inícios idênticos no Brasileirão, mas a tabela do Bahia foi mais ingrata. Estreou perdendo para o Inter, ganhou do Santos e segurou o 0 a 0 com o Atlético Paranaense. O Sport já começou tomando uma pancada do América Mineiro, recém-promovido. Empatou com o Botafogo, em casa, e se recuperou derrotando o Paraná, na Vila Capanema. 

Olympique Marseille x Nice
Domingo, 16h05 (SporTV)
Cotações da Odd Shark: Olympique (1.72), Nice (4.80), empate (4.04)

Apenas dois pontos separam o segundo do quarto colocado do Campeonato Francês. O Lyon pulou à frente na última rodada, graças aos tropeços de Monaco e Olympique Marseille. Classificado à decisão da Liga Europa, a equipe do sul da França ainda pode coroar sua temporada com uma vaga direta à Champions League. Tem três jogos pela frente, e o mais difícil é o desta rodada, contra o Nice, sétimo colocado.